Desenrola E Não Me Enrola@desenrola_

Coletivo de comunicação com foco na Identidade Cultural das periferias. Confira nossas reportagens no site:

www.desenrolaenaomenrola.com.br/

307 posts 2,047 followers 3,316 following

Desenrola E Não Me Enrola

Uma das características do Você Repórter da Periferia é o fato de circular por diversas periferias da cidade.
Os jovens das edições anteriores conheceram o trabalho de coletivos e movimentos de leste a oeste. Durante esses anos de curso já fomos para: São Mateus, Brasilândia, Paraisópolis, Osasco, Ermelino Matarazzo, Vila Guilherme, São Miguel Paulista, Itaquera, Jardim Boa Vista, Capão Redondo….. ufa!

E aí, você também quer conhecer o impacto do trabalho desses movimentos e coletivos nos territórios e ainda produzir conteúdo jornalístico? Então clica no link da bio e se inscreva para a 6° edição do Você Repórter da Periferia!

As inscrições encerram no dia 07/05. Corre!
#VoceReporterDaPeriferia #DesenrolaEnãoMeEnrola #JuventudeEmMovimento #IdentidadeCultural #CulturaPeriferia


0

Desenrola E Não Me Enrola

Grupo de jovens videomakers estudantes da Spcine utilizam nosso espaço compartilhado para realizarem a edição de um videoclipe. No Centro de Mídia, você pode trazer seu equipamento ou utilizar os do estúdio para fazer seus projetos. Está precisando de um espaço para editar seus projetos ou se reunir com seu grupo? Vem pra cá, agende seu horário no site do Desenrola.

#EspaçoCompartilhado #CoworkingBR #Coworking #JardimÂngela


0

Desenrola E Não Me Enrola

A cada edição o Você Repórter da Periferia reúne jovens incríveis e muito especiais. Na edição de 2018, a Raquel Passos foi uma dessas jovens, e agora compartilha como foi para ela participar da 5° edição do projeto.

Você também quer compartilhar a sua experiência no Você Repórter da Periferia com outras pessoas? É só se inscrever para a 6° edição! Link para as inscrições na bio.

As inscrições se encerram no dia 07/05.

#VoceReporterDaPeriferia #DesenrolaEnãoMeEnrola
#JuventudeEmMovimento #IdentidadeCultural #CulturaPeriferia


3

Desenrola E Não Me Enrola

Você já conhece o local onde acontecem as oficinas práticas do Você Repórter da Periferia?

Desde 2017 as oficinas teóricas do curso são realizadas no Centro de Mídia M'Boi Mirim, espaço gerido pelo coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola, no Jardim Ângela, dedicado a oferecer ferramentas, formações e oportunidades de conexões por meio da comunicação para empreendedores locais, comunicadores e coletivos que atuam nos territórios periféricos.

E aí, que tal conhecer esse espaço massa e ser um dos jovens da 6° edição do Você Repórter da Periferia?
As inscrições vão até o dia 07 de maio no site do Desenrola. Link na bio.
#VoceReporterDaPeriferia #DesenrolaEnãoMeEnrola #CentrodeMidia2019
#JuventudeEmMovimento #IdentidadeCultural


2

Desenrola E Não Me Enrola

Ao longo do Você Repórter da Periferia os jovens têm contato com diversas ferramentas e técnicas da comunicação, entre elas: redação jornalística, fotografia, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, técnicas de filmagem, técnicas de captação de áudio e produção de conteúdo móvel.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de maio através do formulário online no site do Desenrola, link na bio.

#VoceReporterDaPeriferia  #DesenrolaEnãoMeEnrola #JuventudeEmMovimento #IdentidadeCultural #CulturaPeriferia


0

Desenrola E Não Me Enrola

Inscrições abertas para a 6° edição do Você Repórter da Periferia!

Criado em 2014 pelo Desenrola e Não Me Enrola, o curso trabalha a partir das vivências e técnicas do jornalismo nas periferias.
É voltado para jovens de 16 a 25 anos de todas as regiões periféricas da cidade de São Paulo, que sejam estudantes do ensino médio e/ou universitários que estejam cursando o 1º ano do ensino superior.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de maio através do formulário online disponível no site do Desenrola - link na bio.

#DesenrolaEnãoMeEnrola #VoceReporterDaPeriferia #JuventudeEmMovimento #IdentidadeCultural #CulturaPeriferia


1

Desenrola E Não Me Enrola

#SOUUMACAROLINA ✊🏾 Tula Pilar escolheu viver de poesia em um mundo racista. Foi empregada doméstica, babá, cozinheira, funções que tantas mulheres negras e pobres ocupam e já ocuparam no Brasil. Em todas as profissões que desempenhou, foi insubmissa. E nos últimos anos de sua vida isso de demonstrava em seus textos, suas rimas e declarações. Ela era a nossa escritora, mulher negra, moradora da periferia, gente da gente. Fazia questão de interpretar e resgatar com dedicação e sensibilidade a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, da qual, sempre enfatizou a semelhança com a sua própria história de vida.
O velório e sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (12), das 13h ás 16h, no Cemitério da Saudade, na Av. Laurita Ortega Mari, 831, Taboão da Serra. Familiares pedem para que as pessoas que desejarem prestar homenagem a escritora, evitem comparecer trajado todo de preto. O desejo da família é que as cores alegres representem a alegria e alto-astral que Tula Pilar alastrava e transmitia as pessoas ao seu redor.

Texto: Thais Siqueira (desenrola_) e Semayat Oliveira (@nosmulheresdaperiferia )
Arte: Vinicius de Araujo (@almapretajornalismo)
#LiteraturaPeriferia #escritoresperiferia #IdentidadeCultural


1

Desenrola E Não Me Enrola

Hoje foi dia de lançamento na UNESP Barra Funda do livro que escrevemos sobre a trajetória do nosso programa de formação. A II Feira do Livro da UNESP acontece até domingo, aproveite pra comprar seu exemplar de “Você Repórter da Periferia: Visões e Vivências do Jornalismo nas Periferias” com 50% de desconto. #VocêRepórterDaPeriferia #CulturaPeriférica #Livro #Unesp


6

Desenrola E Não Me Enrola

O Coletivo Vie La En Close está há 10 anos promovendo ações que mesclam arte e educação, envolvendo os moradores do Favela Morumbizinho, localizada no Jardim Boa Vista, zona oeste de São Paulo, em uma série de atividades culturais.
Em 2018, a equipe da 5ª edição do Você Repórter da Periferia acompanhou o tradicional evento organizado pelo coletivo que aproveita o dia das crianças, para pautar o resgate das brincadeiras de infância nas periferias e como elas contribuem para uma função social importante: a arte do brincar.
Confira com a repórter Laura Da Silva!
Link na bio 💃💃💃 #vocêrepórterdaperiferias #artedobrincar #periferias #infâncianquebrada


0

Desenrola E Não Me Enrola

A partir do mês de abril, o coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola inicia uma série de lançamentos do livro “Você Repórter da Periferia: Visões e Visões do Jornalismo nas Periferias", publicado pela Editora FiloCzar.
Fiquem ligadxs 😍

#vocereporterdaperiferia #juventudes #desenrolaenaomenrola #jornalismo #periferias


6

Desenrola E Não Me Enrola

Um terreno com exatos 1 milhão de metros quadrados abriga o sonho de cerca de 3 mil famílias de transformar a Ocupação Habitacional Vila Nova Palestina, localizada no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, em uma área repleta de moradias populares. Em 2018, equipe da 5ª edição do Você Repórter da Periferia acompanhou a rotina dos moradores e moradoras para compreender como é o dia dia de quem luta por moradia nas periferias. Confira com a repórter Abigail Thais Pinheiro.

#vocereporterdaperiferia2018 #LiteraturaPeriferia #progressoperiferia #identidadecultural #progressocompartilhado #JuventudePeriferia #moradia


1

Desenrola E Não Me Enrola

Tá rolando a 1ª Perifacon evento que promove o acesso das periferias no universo dos quadrinhos; livros; desenhos; e cultura pop.
Corre que pra cá, só está começando 🕷️🕸️🎉🎊 📸 @_vitoriaae

#perifacon #periferias #progressoperiferia #ProgressoCompartilhado


2